ciamon_perspectiva artística_terminal 1 aeroporto de Belo Horizonte
ciamon_forro de gesso acartonado_baffle Sonex_terminal 1_Aeroporto de Belo Horizonte
ciamon_Baffle Sonex_Terminal 1_Aeroporto de Belo Horizonte
ciamon_Baffle Sonex_saguão_Terminal 1_Aeroporto de Belo Horizonte
ciamon_revestimento acústico_Nexacustic_Owa_Terminal 1_Aeroporto de Belo Horizonte

Marco da obra do arquiteto Milton Ramos, o Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), está em fase de reforma, com projeto assinado pelo escritório Fernandes arquiteto Associados (FAA).

Entre as várias intervenções, a edificação teve suas áreas comerciais ampliadas e os fluxos e processos atualizados. Foram aplicadas novas soluções em forros, pisos, iluminação e elementos especiais próprios de aeroportos abrangendo as áreas de meio-fio, raio X, check-ins, restituição de bagagens, salas e portões de embarque. O objetivo foi incorporar melhorias operacionais, de conforto, ambientação e oferta de serviços aos usuários. Essas alterações preservaram o projeto original, um conceito modernista em concreto aparente, bem executado e com muitas qualidades.

É interessante ressaltar que o trabalho nessa obra foi precedido por extensa pesquisa do universo cultural mineiro, suas tradições e história, para torná-la presente no aeroporto. A preservação da arquitetura existente, sem omitir, esconder ou revestir, cria uma relação com a arquitetura modernista presente também em vários lugares do Brasil.

O elemento empregado para conectar a área externa ao saguão foi o Baffle em espuma acústica. O forro aberto é bem comum nesse tipo de edificação para facilitar a manutenção de instalações e acesso à iluminação, que deixam livre a visão das lajes e vigas (em concreto aparente e íntegras).

Nessa obra, a Ciamon instalou cerca de 3.420m² de Baffle Sonex, em espuma acústica, pelo sistema de fixação Magnet, pintado na cor “Bolo de Nozes”, um tipo forro utilizado para remeter os relevos de Belo Horizonte personalizado em diversos tamanhos diferentes. Cada placa de forro encaixada em seu lugar foi pensada para remeter essa característica.

Para execução da obra, o desafio foi que cada peça de forro tinha um código/identificação, nenhuma peça era igual a outra, cada peça era específica e na frente de cada uma tinha que ter outra específica para formar a camada desejada, uma das dificuldades da instalação é o cuidado para não esbarrar ou precisar remover as peças para passagem de instalações terceiras, tirando a peça de seu alinhamento.

Vale ressaltar que o Aeroporto de Confins é eleito o melhor do país no quesito satisfação de passageiros e no desempenho. Desde 2019, Confins é o aeroporto melhor avaliado pela agência reguladora, foi escolhido o quinto melhor terminal de viagens aéreas do mundo em uma pesquisa feita com base na experiência de passageiros. O levantamento consta no AirHelp Score, de 2022, que elencou um ranking mundial dos aeroportos.
 

Ficha Técnica:
Obra: Reforma do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte
Local: Confins / MG
Materiais Utilizados:
Baffle em espuma acústica Sonex Illtec: 3.420m²
Revestimento Acústico Owa Nexacustic IG 16: 730m²
Sanca em Gesso Acartonado ST: 380m²
Forro Monolítico em Gesso acartonado: 337m²