Com 54 mil metros quadrados de área construída, esse é o primeiro templo da Igreja Universal do Reino de Deus no Distrito Federal, com capacidade para mais de 5.000 pessoas sentadas. Segundo a Igreja Universal, o empreendimento foi idealizado em virtude do crescimento populacional do Distrito Federal e do crescente número de fiéis da igreja.
O projeto do Solo Sagrado aproveitou o que há de melhor da tecnologia para ser um espaço ambientalmente sustentável e de linhas harmônicas. O prédio é moderno, com fachada quase toda de vidraças, sistema que permite que passe a iluminação, gerando economia de energia elétrica. Atentos à sustentabilidade, o projeto conta com sistema de reaproveitamento da água quente residual do sistema de refrigeração dos ambientes, para chuveiros e torneiras, evitando assim o uso de energia elétrica para aquecimento.
Nessa obra em especial, foram instalados quase 35mil metros de materiais, como paredes de drywall, forros de fibra mineral e de gesso acartonado, além do revestimento das paredes da Nave e Átrios.
A obra apresentou diversas complexidades técnicas que exigiram soluções criativas e precisão na execução. A instalação do forro modular na Nave formava ilhas com sancas em volta onde um dos desafios era a instalação por conta do pé direito elevado.
As paredes da Nave foram revestidas com Nexacustic na parte inferior, um elemento de gesso com sancas com iluminação indireta no centro e na parte superior o OwaPlan, que também foi utilizado no perímetro do forro. O desafio nessa instalação, devido a toda edificação ser circular e seu entorno ser uma única parede curva, foi trabalhar com materiais tão delicados onde o cuidado no manuseio foi redobrado a fim de proporcionar o melhor conforto acústico e visual no ambiente.
Nos tetos dos Átrios não foi diferente, a multiplicidade nas circunferências tanto nas placas como nos perfis, fez com que a complexidade da aplicação deste forro aumentasse. Como solução, primeiramente foram definidas as curvas e desenhadas no chão para servir de gabarito para os montadores instalarem os perfis metálicos e içarem a estrutura na laje. Outra singularidade também era a variedade nas curvaturas, fazendo com que cada corte fosse único, exigindo uma nova paginação a cada espaçada.
No acesso ao prédio, há um grande hall de linhas orgânicas, com mais de 10 metros de altura, que são revestidas em peças triangulares de material de alumínio composto. Durante o trajeto de acesso ao templo, percorre-se uma grande esplanada, sob uma marquise metálica suspensa a mais de 14 metros de altura.
Ficha Técnica:
Obra: Igreja Universal do Reino de Deus (IURD)
Local: Brasília / DF
Materiais Utilizados:
Paredes em Drywall: 16.300m²
Forro de Fibra Mineral Owa Sirius: 3.600m²
Forro de Fibra Mineral Owa Sinfonia: 1.300m²
Painel Acústico em MDF Nexacustic Liso: 1.000m²
Forro Monolítico de Gesso Acartonado Curvo: 800m²
Forro de Fibra Mineral Owaplan: 610m²
Forro de Fibra Mineral Owa Brilianto: 600m²
Painel Acústico em MDF Nexacustic 32: 580m²
Forro de Fibra Mineral Sonex Illtec: 210m²